Texto: Carlos A Henriques
Nota Introdutória
O desenvolvimento de equipamentos com capacidade de registo simultâneo de áudio e vídeo em fita magnética, as gloriosas VTR (VideoTape Recorders), marcou, em 1956, uma nova era no mundo da Televisão. O recurso a servidores em finais da década de 90, do século passado, constituiu uma autêntica revolução, cujos contornos estão ainda em fase final de definição. A Dalet tem dado o seu contributo a todo este processo. E de que maneira!
A Dalet Digital Media Systems, empresa baseada em Levallois-Perret, França, disponibiliza, desde a sua fundação em 1990, soluções para a chamada gama de “tecnologias de ponta” no que respeita à indústria televisiva, nomeadamente no campo da criação, gestão e distribuição de conteúdos, tanto nos chamados canais tradicionais como nas novas plataformas, nos quais se incluem a televisão interactiva, a Internet e as redes móveis.
Agora, em 2014, as provas dadas vão desde os chamados sistemas ligeiros de exploração operacional e de gestão de emissões de Televisão até ao mais complexo sistema automatizado, com capacidade de recurso e registo permanente em plataforma MAM (Media Asset Management).
Dando aos produtos por si desenvolvidos, tanto software como hardware, a capacidade de integração em ambientes criados por terceiros, a gestão end-to-end de qualquer workflow no domínio das notícias, desporto, assim como dos conteúdos de natureza diversificada de um canal de Televisão, são tarefas consideradas normais para usufruto dos seus utilizadores.
Com sistemas instalados nas principais Estações de Televisão do mundo como a BBC, France TV, RTBF (Bélgica), WDR (Alemanha) e Rússia Today, assim como nas principais redes comerciais e operadores como, Antena 3, Canal+, FOX, Orange, Time Warner Cable e Warner Bros., entre outras, a Dalet é uma marca cuja consulta se torna obrigatória sempre que se está envolvido em projectos cuja características são a inovação, a fiabilidade e a eficiência.
Os Produtos
A gama de produtos disponibilizados no mercado profissional é de relevância superior, nomeadamente o Dalet Galaxy, Dalet Enterprise Edition, Dalet Media Life, Dalet News Suite, Dalet News Pack, Dalet Sports Factory, Dalet Radio Suite e o Dalet Brio, entre outros. Contudo, face à elevada diversidade de sistemas iremos incidir a nossa análise aos directamente ligados à problemática da gestão e armazenamento de conteúdos de uma estrutura televisiva tradicional, ou seja, aos servidores e à sua inserção num workflow tipo, dando-se especial ênfase, no final, ao servidor Dalet Brio.
MAM
A robusta plataforma de Media Asset Management é o núcleo central da estratégia da empresa em todas as soluções disponibilizadas, fornecendo a mesma quatro componentes chave, ou seja, a base de dados multimédia, a automação do “back-office” e os processos de manipulação de media, a máquina de suporte ao necessário workflow e as ferramentas de integração.
Graças à acção da MAM, é feita a unificação de sistemas dispares no sentido de ser criado um harmónico ecossistema com capacidade de suporte de workflows múltiplos com trocas fluidas de metadados e media.
Há, ainda, a considerar a vasta gama de ferramentas integradas ou costumizadas no sentido de se tornarem mais fáceis todas as operações de partilha, manipulação, produção e distribuição de conteúdos multimédia, sendo estas concebidas para uma resposta cabal às necessidades do mercado nos seus vários segmentos.
Há, por tal razão, a destacar a criação de conteúdos e distribuição multiplataforma para as salas de redacção (Televisão e Rádio), cobertura “live” de eventos desportivos, a preparação de programas para distribuição em plataformas tradicionais, assim como “new media” e “video on demand”, gestão de arquivo no tocante a busca e indexação, automação de estações de Música e de Rádio, e, ainda, gestão de conteúdos multimédia para instituições como Parlamentos, Tribunais, Defesa, Corporações e Universidades.
Dalet Galaxy
Ao falar-se em plataformas MAM o Dalet Galaxy corresponde à versão mais avançada da marca, sendo esta o resultado da evolução natural da Dalet Enterprise Edition, centrando-se o seu foco na gestão de workflows de media, sistemas e assets através de canais de produção multimédia e respectiva distribuição.
O impacto das suas prestações foi de tal porte que levou a revista de reputação mundial “TV Technology” a atribuir-lhe o prémio “Star 2012 Award” o qual teve em conta a sua prestação superior em termos tecnológicos e de inovação.
Dalet Enterprise Edition
Correspondendo à mais costumizável plataforma MAM, a Dalet Enterprise Edition capacita, tanto broadcasters como produtores de conteúdos, a integração de workflows e formatos múltiplos como, notícias, desporto, programas, “video on demand”, arquivo de material em SD ou HD, a partir de um único sistema.
Dalet Media Life
Indo buscar a sua base de apoio à plataforma Dalet Galaxy, o Dalet Media Life, estando vocacionado para a preparação de programas, gestão de materiais de produção e arquivo de materiais multimédia, incorpora cinco componentes chave nas operações de integração e “streamline” digital.
É o que tem a ver com a gestão do processo de negócio broadcast específico baseada numa máquina do tipo “open technology”, com um set de ferramentas de preparação avançada de programas e respectivas promoções, assim como um simples e centralizado repositor de conteúdos com uma compreensiva capacidade de gestão de busca e respectivos direitos associados, para além de uma poderosa ferramenta usada na gestão e manipulação de media e metadados, para além de uma panóplia de conectores a sistemas de terceiros, nos quais se incluem tráfego, automação, transcodificação, controlo de qualidade e edição não linear (NLE).
Dalet News Suite
Na era das redacções digitalizadas os Jornalistas carecem do acesso às agências de notícias e a todo o tipo de “feeds” que alimentam os jornais televisivos, radiofónicos e mesmo os baseados na distribuição em papel, pelo que o recurso à poderosa Dalet News Suite não só facilita toda a actividade jornalística como até a própria gestão dos conteúdos em presença.
As notícias são organizadas de um modo centralizado o que torna todo o processo mais eficiente, resultando este numa produtividade aumentada, em especial nas redacções dos canais de televisão que têm, também, que produzir notícias para outras plataformas como a Web, iPads, Smartphones e outros canais.
Dado que recorre a uma base de dados única no mercado e à camada MAM, qualquer alteração às ocorrências de última hora está sempre disponível e atribuível a cada história, comportando-se esta como uma unidade, à qual se podem sempre introduzir novos elementos assim como a atribuição de vídeos, gráficos, fotos, URL’s, texto, metadados e formatos de saída.
Dalet Sports Factory
Com vocação para a área de gestão, produção e distribuição de materiais de origem desportiva a Dalet Sports Factory, suportada, também, pela plataforma MAM, apresenta como principais características um catálogo de conteúdo multidesportivo, uma máquina de workflow e serviços de back-office que no seu conjunto tratam de um modo automático processos e tarefas de vária ordem, assim como um determinado número de ferramentas com vocação directa para a produção televisiva de desporto.
Dalet Radio Suite
Em termos globais pode apresentar-se este produto como sendo um sistema concebido para operar em ambientes radiofónicos no campo da produção, distribuição e playout sempre que se deseje usar a convergência de meios, recorrendo-se para o efeito à plataforma Dalet Enterprise Edition.
Para além do tratamento musical, notícias e voz, e respectivo tratamento “on air”, é a ferramenta ideal para streaming, video on demand, Podcasts e outras plataformas.
Dalet Brio
Em termos globais pode definir-se a Dalet Brio como uma plataforma de elevada eficácia e contida nos custos, sempre que se pretende a digitalização e reprodução de conteúdos em ambientes de hardware de estrutura não proprietária, na qualidade de complemento ao arsenal instalado, ou, em alternativa, à substituição dos servidores de vídeo entretanto instalados.
Tendo entrado no mercado profissional em 2010, o seu sucesso foi imediato, razão pela qual foram fornecidas, até à presente data, mais de 300 unidades para Estações de Televisão de todo o mundo, devendo-se tal facto à sua elevada flexibilidade no que respeita às configurações de entrada/saída, codec’s e wrappers.
Por ocasião da NABSHOW 2013 a Dalet anunciou novas configurações do seu servidor Brio, podendo este suportar, agora, até 12 portos numa única unidade, através de um board de extensão de quatro portos, o que confere a este equipamento uma maior flexibilidade e aumento de prestações, nomeadamente, quando combinada com outras unidades Dalet, ou, em alternativa, com terceiros, no que respeita a workflows para notícias, desporto, produção em estúdio, live ou diferida, assim como em aplicações tipo MAM.
Sendo a sua estrutura de entradas/saídas de vídeo baseada numa plataforma IT facilmente se integra com as soluções apresentadas pela Dalet, confiando aos sistemas instalados prestações de elevada flexibilidade e escalabilidade, pelo que a acção de Ingest assim como o planou poder ser feita tanto com sinais de vídeo em formato SD (StanDard) como HD (High Definition), podendo estes ser combinados tanto como sinais de entrada/saída ou local/armazenamento central.
À inovativa arquitectura do sistema há a acrescentar a elevada gama de codec’s que este suporta, às múltiplas configurações I/O, à capacidade multicast, ao seu uso como reprodutor instantâneo de feeds ou atrasador temporal dos mesmos, como acontece com os blocos de notícias nas emissões internacionais para pontos do globo com diferentes fusos horários.
Há ainda a acrescentar a capacidade de reprodução de grafismos embutidos para inserts de identificação de estação ou outros como, p.ex., animação e textos de rodapé, à gestão de relações de aspecto no sentido de se obter harmonia neste campo de materiais de origem vária, devendo ainda acrescentar-se a capacidade de reprodução instantânea e, ou, em “slow motion”, tão úteis nas transmissões desportivas.
Codecs
Sendo o Dalet Brio um servidor que se pretendia universal, na sua concepção esteve sempre presente a grande gama de codec’s existentes no mercado, pelo que foram contemplados todos aqueles cujo recurso por parte da indústria eram os mais prementes, tal como o DV25, DV50, DVCPRO25/50/HD, D10 IMX 30/40/50, XDCAM HD/EX, o AVC-Intra 50/100, ProRes (Apple), DNxHD (Avid) e outros não referenciados.
No sentido de garantir uma maior inter-operacionalidade, o sistema foi concebido para aceitar os wrappers (contentores) concebidos pela indústria, nomeadamente, o MXF, MOV, AVI, MPG e WMV, o que facilita a sua integração em sistemas de terceiros como, NLE’s, assim como com ferramentas ditas de uso em ambientes de produção da Dalet.