2017-03-13
Texto: Carlos A Henriques
A entrada da VR (Virtual Reality) nas nossas vidas, com o acompanhamento das incríveis imagens 3600, passou da fase de anúncio de intenções à de concretização no terreno de um número crescente de adesões da parte dos principais players do audiovisual em todo o mundo.
No ano passado a SKY apresentou a sua nova aplicação, a Sky VR app, a qual pode trabalhar com um dispositivo de baixo custo, o Google Cardboard, ou, então, com o Gear Samsung VR ou através do Oculus Rift e de um smartphone, onda corra Android 5.0 ou superior, assim como iOS 8.1 ou superior.
Para pôr à prova a sua nova aplicação a Sky criou uma série de vídeos dos quais destacamos o destinado ao canal Sky Sport, com a ex-estrela de futebol David Beckham, estando a preparar o ballet “Gisele”, produção da English National Ballet, a apresentar ainda este ano durante o Outono.
A app pode ser obtida através de download, tal como uma elevada série de vídeos demo imersivos, assim como, por exemplo, “Star Wars-The Force Awakens”, “Red Carpet”, “Becoming World Champion” e alguns clips da produção Disney “O Livro da Selva”.
Outras produções em vias de concretização irão ser as eleições americanas e ainda “Tutankhamun’s Tomb-The Search for Nefertiti”.
Numa colaboração estreita com a Google, no sentido de tornar este novo “produto” mais acessível aos potenciais interessados, a Sky distribuiu, também gratuitamente, centenas de Google Cardboards, permitindo uma vista de olhos pelos bastidores aos interessados.
No lançamento oficial da app Sky VR serão apresentados cerca de vinte peças de vídeos 3600 produzidas pela Sky, Disney, Fox Innovation Lab, Warner Brothers, Baobab Studios, Jaunt, Innerspace e Surround Vision.
Para Gary Davey (Mananging Director, Content at Sky):
“Nós, na Sky, estamos apenas no arranque desta nossa nova jornada no campo da Realidade Virtual, com estúdios desde o início de 2016, estando agora na fase da busca de uma nova linguagem e na profunda alteração nos métodos criativos, em especial no modo de contar estórias com esta nova ferramenta. Acredito profundamente nesta nova tecnologia”.