Texto: Carlos A Henriques
A IBC está mesmo a chegar! Até dia 14 de Setembro iremos relembrar toda a nossa cobertura da NAB 2017.
A realização anual da NAB, em Las Vegas, mobiliza mais de 100 mil visitantes de todo o mundo dado que é ali, num curto espaço de tempo, 6 dias, onde o que de mais importante acontece no meio Audiovisual.
A Colorize Media marcou presença e apresenta-lhe agora um apanhado superficial, face ao volume de matérias a abordar, do que mais nos despertou a atenção, tanto a nível das grandes Conferências, Keynotes e Workshops, assim como da suculenta Exposição de equipamentos, única e digna de ser vista por todos os que se interessam pelo meio.
AJA
Entre as novidades apresentadas o nosso destaque vai para a introdução das novas soluções para os workflows IP, dado este ser o tema do momento, tanto a nível das empresas compradoras como das pessoas individuais, dada a previsão apontar para 2025 como data limite para que se faça a migração definitiva para IP, abandonando-se, deste modo, a filosofia SDI que já nos acompanha há algum tempo.
Outra novidade reside no lançamento do Ki Pro Ultra Plus que é um gravador multicanal, com a capacidade de registo em 4 canais HD no modo multi-canal e 4K/UHD-1/2K/HD Apple ProRes ou Avid DNxHD MXF, no modo canal-único, ou, como reprodutor no qual suporta ligações 3G-SDI, Fibra e HDMI 2.0, assim como vários workflows de frame rate, nos quais se inclui 4K/60fps.
Ki Pro Ultra Plus
Concebido como equipamento portátil, graças a uma pega interna, ou, em alternativa como unidade fixa, apresentando uma altura de apenas 2RU, o que lhe confere a capacidade para trabalhos de Produção e Pós-Produção.
ARRI
Quando se faz referência a marcas conceituadas o nome ARRI surge, impreterivelmente, entre as primeiras, estendendo a sua actividade, entre outras, ao equipamento de Iluminação e às Câmaras Digitais com aplicação directa em Cinema e Televisão.
Stand Arri
Na NAB deste ano a área das câmaras não foi contemplada com novos modelos, havendo que fazer render os anteriores modelos dentro do produto ALEXA, em especial com a versão Alexa 65mm a qual, não sendo comercializada pela empresa, mas apenas cedida a troco de aluguer, o seu percurso no Cinema tem sido algo de notável. Há, ainda, que fazer referência às melhorias introduzidas na Alexa SXT, agora também designada por SXT W, a qual passou a integrar um emissor de vídeo em HD, o WVS (Wireless Video System) para efeitos de monição/registo remoto, o qual tem o alcance de 600 metros e pode ser usado com outras câmaras inclusive de outras marcas, assim como através do ALEXA Web Remote fazer-se o comando à distância da cor e respectivo look, para além de outras características.
A ALEXA Mini aumentou a sua versatilidade de operação ao agregar um comando remoto com três eixos de actuação, o WCU-4, passando, por exemplo, a transferência de arquivos de objectivas uma tarefa sem qualquer dificuldade, poupando-se imenso tempo face à necessidade de novas configurações.
A ALEXA Amira passou a dispor de uma actualização no software, o Amira 5.0, o que torna mais eficiente o seu trabalho em ambientes multicâmara.
Comando remoto do Skypanel
Relativamente às novidades o destaque vai para o Comando Remoto dos iluminadores pertencentes à família SkyPanel, podendo o aceso a esse comando ser feito através de um telemóvel ou iPad recorrendo-se para o efeito a uma app, assim como do novo suporte estabilizador, tipo Steadicam, apelidado de Triniti, o qual se baseia no gimbal Maxima (cinco eixos), com um peso a rondar os 30Kg, traz aos seus utilizadores um real valor acrescentado quando comparado com outras marcas e modelos.
Matte Box LMB-4x5
Há, ainda, a destacar o novo Matte Box Lightweight LMB 4x5, trazendo este aos seus utilizadores maior flexibilidade e agilidade na acção dado dispensar qualquer tipo de outros acessórios e ser compatível com os anteriores.
ATOMOS
A ATOMOS introduziu no mercado, desde o seu nascimento, o conceito de monitor/gravador, apresentado este, cada vez mais, novas e extraordinárias características, que vão desde a grande mobilidade do equipamento à elevada capacidade de registo do material captado. Desde o Shogun Studio, Ninja Blade, Samurai Blade, Ninja Flame, Ninja Inferno, Shogun Flame e do Shogun Inferno, agora é a vez do SUMO o qual é um Monitor/Gravador de estúdio ou de exterior de 19”.
Stand ATOMOS
O desenvolvimento deste Monitor/Gravador é uma resposta da marca face à necessidade crescente da captação 4K/UHD-1 com a característica HDR, assim como à separação do suporte do mesmo do corpo da câmara, obtendo-se imagens com um brilho que pode atingir os 1.200 nits, num painel de 10.2fStops de gama dinâmica, podendo gravar/reproduzir 4K/60p com um bit depth de 12bits RAW ou 10bits 4:2:2 ProRes/DNxHR.
Anúncio ATOMOS SUMO
Disponibiliza 4 entradas SDI, as quais podem ser configuradas para 4K a partir de câmaras como, por exemplo, Panasonic VariCam 35, Sony FS5/FS7/FS700, Canon C300MKII/C500, ou de 4 sinais 1.080p (full HD). Entradas balanceadas XLR para registo de áudio, com alimentação fantasma, assim como duas entradas de alimentação de quatro pinos.
Monitor/Gravador SUMO
O registo é feito em SSD de 2.5” com recurso ao patenteado sistema Master Caddy da ATOMOS, o que garante uma elevada capacidade.