A edição 2010 do mais importante Evento, a nível europeu, no campo do Cinema, Televisão e Tecnologias da Informação aí está com um programa recheado de temas hiper-interessantes, dos quais destacamos hoje o visionamento integral do AVATAR e o regresso em força da SHV (“Super High Vision”).
O ano passado a IBC teve permissão para mostrar em antestreia, 16 minutos do filme Avatar, a qual veio demonstrar, uma vez mais, a importância deste evento para as autoridades que gerem, a nível global, os destinos do Audiovisual e todo a ele ligado directa ou indirectamente.
Este ano, na Segunda-Feira, 13 de Setembro, às 18H30, haverá o visionamento integral do Avatar (Edição Especial), cortesia da “20th Century Fox International” e da amável permissão da “Lightstorm Entertainment”.
Esta nova edição especial contém oito minutos adicionais ao filme estreado em 2009, sendo o visionamento feito com recurso ao sistema estereoscópico RealD.
A entrada é livre para todos os inscritos na edição 2010 da IBC, contudo, recomenda-se o tomar lugar na fila de acesso bem cedo, pois este é, de certeza, um dos visionamentos mais esperados de todas as edições da IBC.
Quanto à SHV, pela primeira vez exibida na IBC em 2008, a qual graças à sua resolução de 7 680x 4 320, 16 vezes superior à alta definição (HD), assim como o seu áudio 22.2, ou seja, vinte e dois canais de áudio ao que se juntam dois “subwoofers”.
A SHV foi desenvolvida pela televisão pública japonesa, NHK, apresentando cada sensor de imagem instalado na câmara, 33 milhões de pixéis.
Este ano será instalada uma câmara no centro de Amesterdão para o envio de imagens “live”, as quais serão transportadas até à RAI (Centro de Exposições de Amesterdão), onde no stand da NHK haverá pessoal especializado para explicar todo o envolvimento de mais este passo de gigante, rumo às imagens de super-alta qualidade, cuja utilização se prevê a curto prazo em Museus e Galerias de Arte, assim como o seu uso em ecrãs de grandes dimensões a serem usados em locais públicos para o visionamento em grupo de eventos relevantes como são os Jogos Olímpicos, a final da Liga dos “Champions” ou do Campeonato do Mundo de Futebol, assim como a eventual transmissão para casa dos telespectadores comuns.