2017-03-21
Entre 25 de março e 2 de abril, no âmbito da parceria estabelecida com o LisbonWeek, o ICA promove dois ciclos de cinema onde serão exibidos 25 filmes portugueses. No Auditório TOBIS do ICA, na atual sede do ICA, será possível ver oito longas-metragens nacionais filmadas nos Estúdios da TOBIS Portuguesa.
Consulte aqui a programação do Auditório TOBIS.
Para exibição no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, o ICA selecionou 14 filmes de referência cultural e reconhecimento internacional: seis longas-metragens baseadas em obras literárias de escritores portugueses e seis recentes curtas-metragens de ficção e animação premiadas em festivais internacionais de cinema.
Consulte aqui a programação do Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro.
As sessões têm entrada livre, limitada à capacidade das salas e mediante marcação prévia.
No dia 25 de março, dia da inauguração da iniciativa, vai estar ainda em exibição contínua, numa sala do Estúdio 1 da antiga TOBIS Portuguesa, o documentário TOBIS PORTUGUESA (2010), de Manuel Mozos e Pedro Éfe.
Paralelamente, estará patente, em diversos locais, a exposição "Passeio pelo cinema no Lumiar”, organizada pelo ICA, com a mostra de cerca de 140 cartazes de filmes nacionais.
Nas paredes do edifício do Estúdio 1/TOBIS a exposição, com cerca de 70 cartazes de obras cinematográficas apoiadas pelo ICA, incide sobre o período 2012-2017.
A exposição continua na Praça Bernardino Ribeiro, com uma mostra de 30 cartazes de obras filmadas no Estúdio 1/TOBIS, desde a sua criação, em 1932, com a gravação do primeiro filme neste local, A CANÇÃO DE LISBOA (1933).
No Parque das Conchas será possível ver os cartazes de 20 obras de animação e de 15 festivais nacionais de cinema, apoiados pelo ICA.
Esta exposição estará patente ao público até junho deste ano.
Em cada edição o LisbonWeek convida o público, durante uma semana, a explorar um bairro da cidade. Um convite para descobrir não só o património material - através de visitas guiadas a espaços únicos - como também o património imaterial, através de abordagens multidisciplinares e criativas.