2015-06-08
Texto: Carlos A Henriques
A Cinesonics/Filmebase, empresa portuguesa cujo core business assenta no fornecimento de serviços e equipamentos na área do áudio, fez nas suas instalações em Loures a apresentação das novidades presentes na última edição da NAB da representada Sound Devices, especializada em produtos de áudio e vídeo para broadcast e produção Cinema, nomeadamente o misturador profissional de áudio portátil, o 688, assim como a gama de perches desenvolvidas em Portugal, cuja disponibilização está para breve.
688
Os misturadores profissionais portáteis de áudio com gravação incorporada tem sido um dos produtos com mais sucesso da Sound Devices, nomeadamente o 552, 633, 664, 788T, entre outros, e, agora, o novo membro da família, o 688.
Esta pequena maravilha da técnica de mistura de áudio, o 688, é, de acordo com os seus mentores, um sonho tornado realidade por parte dos Sound Engineers, dado que o mesmo incorpora um misturador de áudio multi-canal, misturador automático, gravador com 16 pistas, assim como a opção SL-6 (SuperSlot-Sistema integrado de alimentação, intercomunicação e ligação wireless). A todas estas facilidades há que acrescentar o facto de a complexidade da cablagem ser praticamente inexistente.
Entradas/Saídas
Para trabalhos de campo a solução 688 é uma das mais adequadas dado apresentar seis entradas de microfone/linha de elevada largura de banda, recorrendo a fichas XLR, todas com alimentação phanton, filtro passa-altos, limitador para entrada de sinais analógicos e, ainda, pan (panoramic) variável. Para trabalhos mais complexos pode recorrer-se a seis entradas de linha adicionais através de fichas TA3, o que torna o conjunto uma unidade moldável às mais diversificadas situações encontradas no terreno.
Flexibilidade de Routing
Todas as entradas do 688 são atribuíveis, pré ou post-fade, aos seus oito buses de saída, left/right plus Aux 1-6, podendo enviar, simultaneamente, a mistura left/right para três câmaras através de um transformador balanceado XLR e saídas Hirose.
O 688 fornece, ainda, a capacidade de mistura automática de 12 canais graças ao desenvolvimento de um algoritmo considerado como sendo o mais sofisticado no mercado profissional, consistindo este no MixAssist, o qual atenua de um modo automático o nível das entradas não activas e ajuda a manter um nível de fundo consistente, independentemente do número de microfones abertos.
Filtragem e os chamados phasing artifacts são drasticamente reduzidos quando a mesma fonte sonora é captada por vários microfones recorrendo-se a uma atenuação “inteligente” através de microfones redundantes.
Joaquim Pinto
Registo
As 16 pistas disponibilizadas pelo 688 podem ser polifónicas ou monofónicas, com ficheiros WAV e MP3, a registar em cartões SD e/ou CompactFlash, sendo suportados todos os sampling rates de uso comum, incluindo o de 192KHz até seis pistas.
Pode fazer-se o registo nos cartões de um modo independente ou o registo em ambos do mesmo material captado, o que permite fazer um backup em tempo real ou combinações de ficheiros WAV e MP3.
PowerSafe™
Graças à existência de um circuito inteligente detector de falhas desenvolvido pela Sound Devices, o PowerSafe, os registos não sofrem qualquer efeito devido à falta extemporânea de energia eléctrica, pois a reserva assegurada de 10 segundos de alimentação após corte permite fazer a paragem do registo e finalizar devidamente todas as funções associadas, procedendo-se, então, ao desligar automático do sistema.
A ligação da alimentação e o arranque do registo procede-se num período temporal inferior a dois segundos.
Ambient™
O gerador/leitor de timecode Ambient™ apresenta a capacidade de resposta a todos os frame rate disponíveis, assim como gera relatórios sonoros e suporta metadados extensivos através do painel frontal ou, então, recorrendo-se a um teclado que se pode ligar através de uma ficha USB.
SL-6
Com recurso a este opcional faz-se a dispensa de cabos havendo seis canais de distribuição wireless, sendo alocados três slots para alimentação e interligação áudio entre o 688 e os receptores, a que se deve adicionar o total controlo integrado e monição dos receptores compatíveis SuperSlot™.
CL-6
Trata-se de um opcional o qual não é mais do que um controlador de níveis de entrada o qual se aplica na parte inferior do 688 capacitando o uso de seis faders de controlo táctil dos canais 7 a 12, passando os mini-faders equivalentes a trim controlo.
De acordo com as palavras do Presidente da Sound Devices, Matt Anderson:
“O 688 é o mais streamlined e potente misturador/gravador de áudio considerado como o mais evoluído entre todos os que foram por nós desenvolvidos”.