2017-09-21
Texto: Academia Portuguesa de Cinema
A Casa das Histórias-Museu Paula Rego e o Auditório da Fundação Dom Luís I, em Cascais, recebem, já no próximo sábado, o evento Preview do “A Quatro Mãos” - Encontro de Escrita para Cinema e Televisão em Português – que se realiza entre 12 e 15 de outubro, em vários espaços de Cascais e traz a Portugal vários nomes de referência nacional e internacional do audiovisual.
De entrada gratuita, o momento de antecipação conta com um programa de actividades recheado, com especial destaque para a presença internacional de Roger Gual, o Guionista e Realizador da primeira longa metragem original da Netflix, Espanha.
Com início agendado para as 11H00, prolongando-se até às 18H30, são cinco as actividades programadas a que os participantes vão ter acesso.
O dia abre com a intervenção de Nuno Bernardo, produtor e argumentista da Beactive Entertainment, que vai explicar “Como exportar guiões para o mercado internacional".
De seguida, é a vez de Luís Campos apresentar o “seu” Guiões, único festival exclusivamente dedicado à escrita do guião em língua portuguesa.
Após o almoço, às 13H45, Roger Gual, a única presença internacional nesta Preview, vai apresentar uma palestra onde falará sobre as várias “primeiras vezes” que experienciou ao longo da sua carreira: o processo de escrita e produção de uma primeira longa independente, de uma primeira longa com grande orçamento, de uma primeira longa para o mercado internacional e, claro, de uma primeira longa para a Netflix.
Este último projeto chama-se “7 Años” e reflete sobre a lealdade e a crueldade humana, contando com um elenco de luxo.
Com espaço para o debate de novas tendências no meio audiovisual, a iniciativa vai reunir representantes de canais de Televisão e Produtoras de ficção: Virgílio Castelo (RTP), Bruno Santos (TVI), Gabriela Sobral (SIC), Luís Cunha Velho (Plural) e ainda um representante da SP Televisão que será anunciado mais tarde, para abordarem o tema “À Procura do Próximo Grande Êxito”.
A Preview “A Quatro Mãos” encerra, no auditório da Fundação Dom Luís I, com um nome bem conhecido do cinema português: João Botelho.
O Realizador e Guionista, que estreia em Novembro o seu próximo filme “Peregrinação”, vai apresentar a palestra “5 Livros, 5 Filmes”, sobre a sua vasta experiência de adaptação de obras maiores da literatura portuguesa ao Cinema.
Todas as palestras acontecem na Casa das Histórias – Museu Paula Rego, excepto a palestra de João Botelho que decorrerá no Centro Cultural de Cascais.
A entrada é gratuita, contudo requer uma inscrição prévia, através do e-mail: entradas@aquatromaos.pt
Entretanto, nos dias 12, 13, 14 e 15 de Outubro, com produção executiva de Paulo Trancoso e coordenação geral de Patrícia Vasconcelos, que partilha a direção de projeto com Rui Vilhena e Edson Athayde, o projeto “A Quatro Mãos” vai reunir mais de duas dezenas de nomes de referência do Guionismo, da Realização e Produção do Audiovisual.
A primeira edição do evento conta com um programa recheado de palestras, Q&A’s, debates, workshops e uma masterclass, com convidados internacionais como Paulo Morelli, Jô Bilac ou Valentín Fernández-Tubau.
A nível nacional marcam presença Leonor Teles, Vicente Alves do Ó e Gonçalo Galvão Teles, entre outros.
As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas através do site do projeto “A Quatro Mãos” .